(Enem 2017)
Um longo trecho retilíneo de um rio tem um afluente perpendicular em sua margem esquerda, conforme mostra a figura. Observando de cima, um barco trafega com velocidade constante pelo afluente para entrar no rio. Sabe-se que a velocidade da correnteza desse rio varia uniformemente, sendo muito pequena junto à margem e máxima no meio. O barco entra no rio e é arrastado lateralmente pela correnteza, mas o navegador procura mantê-lo sempre na direção perpendicular à correnteza do rio e o motor acionado com a mesma potência.
Pelas condições descritas, a trajetória que representa o movimento seguido pelo barco é:
Vamos analisar as alternativas
a) ✘
Não pode ser a letra "a" porque o deslocamento horizontal é constante, contudo a velocidade da correnteza varia o que provocará naturalmente uma mudança no deslocamento horizontal.
b/c) ✘
Não podem ser as letras "b" e "c" porque as linhas horizontais nos gráficos indicam que no meio do rio o deslocamento vertical é nulo contudo em nenhum momento o deslocamento vertical é nulo.
d) ✓
Junto às margens a velocidade da correnteza é pequena, vai crescendo à medida que o barco se aproxima do meio do rio, portanto, logo no início da travessia o deslocamento horizontal do barco é mínimo e cresce quanto mais ele se afasta da margem, quando ele chega no meio do rio o deslocamento horizontal atinge o valor máximo, o gráfico que melhor representa esta trajetória é a letra d.
e) ✘
Não é a letra "e", note que no início do trajeto o deslocamento horizontal é maior que o deslocamento observado à medida que o barco se aproxima do meio do rio, ou seja ele diminui, contudo o que ocorre é justamente o contrário, o deslocamento horizontal deveria crescer.